Com média diária de 500 ligações, MonitorAju é importante ferramenta de enfrentamento à pandemia

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2021 12h00

Criada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como uma das primeiras ferramentas de combate à pandemia do novo coronavírus, o MonitorAju tem sido fundamental para orientar e monitorar a população aracajuana exposta à contaminação.

Durante a nova fase de agravamento da situação epidemiológica, com o aumento exponencial do número de novos casos, o sistema tem atendido em média 500 ligações diárias, oferecendo o suporte necessário para enfrentar o momento com o máximo de informações possível.

Funcionando desde março de 2020, o MonitorAju já registrou mais de 280 mil ligações. O serviço pode ser acessado por qualquer aracajuano que apresentar sintomas associados a síndromes gripais, quando estiver em isolamento domiciliar ou aguardando resultado do exame para covid-19, via central telefônica da Secretaria Municipal da Saúde, no 0800 729 3534, ou no portal www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. O próprio serviço também realiza a busca ativa, contatando aqueles que testaram positivo, ao cruzar dados obtidos junto ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).
 
“O MonitorAju surgiu para que a gente possa orientar o usuário, assim como fazer o monitoramento dele. Isso, tanto a pessoa sintomática, ou seja, a que apresenta sintomas, como também os confirmados e seus comunicantes, que são seus contatos diretos. Com o teste positivo ou não, a gente faz o monitoramento deles pelo período de isolamento, passa as orientações necessárias e vai acompanhando o quadro. Isso vem ajudando bastante até apra tentar diminuir o fluxo de pessoas que vão às unidades de saúde, por exemplo”, explica o gerente de Gestão da Informação da SMS e coordenador do MonitorAju, Maykon Santana.

Embora a pandemia tenha intensa cobertura midiática, ainda há muita gente com dúvidas básicas em relação ao comportamento adequado em caso de suspeita de contaminação, sobretudo neste momento de aumento de casos, o que tem gerado uma maior demanda deste serviço.

“A gente passou a receber mais ligações que a gente recebia anteriormente, a gente tinha uma média de duzentas, trezentas ligações, hoje, ultrapassa quinhentas. A maioria delas é justamente sobre orientações da covid-19. Passamos informações referentes ao isolamento, aos sintomas, quando procurar uma unidade, quando realizar o teste, entre outras. Se a gente nota algum sintoma um pouquinho mais grave, seja ele de febre, persistente, desconforto respiratório, a gente indica que procure imediatamente uma unidade de saúde ou um hospital para uma avaliação médica”, ressalta o gerente.  

Atender a demanda crescente só foi possível após a implementação, ainda em dezembro do ano passado, de uma inteligência artificial. O robô programado liga todo dia para o número cadastrado pelo usuário, questionando sobre os sintomas e outras informações. Há uma inteligência artificial nele capaz de avaliar a evolução do quadro de saúde, de forma que se constatado algum agravamento, a ligação é repassada para um técnico.

A importância do MonitorAju está justamente na possibilidade de obter informações diárias sobre o quadro de saúde dos aracajuanos, de maneira que, aliado com as outras medidas e ferramentas geridas pela administração municipal, o tratamento ágil e efetivo tem sido assegurado à população.